Segundo informações do portal “Folha Dirigida”, jovens representam 35% do trabalho temporário. No entanto, muitos ainda sentem receio ao tentar ingressar no mercado ou não possuem conhecimento sobre como começar a trabalhar. Nesse sentido, detalhamos como funciona a modalidade “jovem aprendiz” e como ela auxilia adolescentes a ingressarem no primeiro emprego.

Jovem Aprendiz na Lei

Como explicado no post “Quais são os tipos de contratos de trabalho?”, jovem aprendiz é uma determinação governamental para incentivar e apresentar jovens de 14 a 24 anos a entrarem no mercado de trabalho. O objetivo é auxiliar no desenvolvimento teórico e prático do jovem, preparando-o e capacitando-o para buscar ascensão na profissão escolhida. Este contrato tem duração de até 2 anos.

Sob o respaldo da  Lei nº 10.097, de 19 de dezembro de 2000, esta publicação trata dos direitos assegurados ao jovem, respeitando, principalmente, o horário de estudo e as condições do serviço. Assim, existe uma série de direitos e deveres que o jovem aprendiz precisa cumprir e receber.

  • Carteira de Trabalho (CLT) assinada;
  • Salário mínimo-hora;
  • Jornadas: 6 horas para estudantes do Ensino Média e 8 para quem já concluiu;
  • Vale transporte (VT);
  • Férias;
  • 13º salário e recolhimento de FGTS

Sobre deveres, a situação é menos burocrática, mas requer comprometimento dobrado. É dever do jovem aprendiz estar regularmente matriculado, manter boa frequência e ficar, pelo menos, na média escolar. O desempenho escolar não deve ser prejudicado e deve servir como base para o trabalho de jovem aprendiz.

Vagas para jovem aprendiz

Explicadas as diretrizes, é o momento de procurar vagas. Mas, como fazer isso? Sites como Infojobs.com, Jovem Aprendiz, Vagas.com e portal CIEE são ótimas opções para cadastro. Nesses espaços, o jovem consegue buscar por diversas áreas, horários, salários, localização, entre outras opções. Dessa forma, realiza a procura por oportunidades de forma rápida, fácil e no conforto da sua casa, afinal ainda estamos em uma pandemia.

Mas, aliás, você conhece o CIEE?

Segundo o site oficial, “o Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos e de fins não econômicos, reconhecida como entidade de assistência social que, por meio de diversos programas, dentre eles o de aprendizagem e o estágio de estudantes, possibilita aos adolescentes e jovens uma formação integral, ingressando-os ao mundo do trabalho.”

A ideia do CIEE é democratizar o acesso ao mercado de trabalho através de uma plataforma completa com dicas, sugestões, compartilhamento de experiências, novidades diárias, programas de incentivo, entre outras atividades. Nessa plataforma, o jovem é orientado positivamente a cada clique que dá, a cada leitura feita. E, é assim que o programa, que completou 57 anos em 2020, chegou à marca de 500 mil aprendizes formados.

Agora que você tem conhecimento sobre as diretrizes que envolvem o Jovem Aprendiz, que tal se tornar um?

Restou alguma dúvida sobre como ingressar no mercado de trabalho como jovem aprendiz? Fale com a equipe Artuni. Estamos aguardando seu contato!

Gostou da publicação? Não se esqueça de compartilhar!

Preencha o formulário abaixo que em breve entraremos em contato.

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder
Direito do trabalho

Conheça nossa consultoria jurídica em direto do trabalho.